quarta-feira, 6 de maio de 2009

SEJA VOCÊ MESMO SEU PRÓPRIO GERENTE DE PROJETOS!


CONHEÇA O COACHING-DIVAS®

"Coaching é uma relação de parceria que revela/liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar o desempenho delas. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas..." Timothy Gallwey

Vale lembrar que Coaching NÃO É Counseling, Mentoring, Consultoria, nem Terapia.

COACH, em inglês, significa TREINADOR. A proposta é treiná-lo(a) e acompanhá-lo(a), ajudando-o(a) a alcançar êxito nos resultados previstos para suas METAS e OBJETIVOS.

O COACHING-DIVAS® é um serviço que envolve a prática da auto-gestão de projetos, através de sessões individuais ou em grupo, onde são utilizadas técnicas e ferramentas selecionadas nos estudos de Project Management, Coaching e NLP, para mapear situações atuais, identificar situações desejadas, desenvolver habilidades e alavancar recursos das pessoas para o planejamento e gerenciamento de seus próprios projetos.

A origem do MODELO DIVAS®:


Em 2006, surgiu-me a incumbência de escrever um artigo para o curso de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, sobre o tema “A Gerência Intuitiva”, relatando um paralelo entre minha vida, até aquela data, e o que aprendia então, na sala de aula.

Como empresário, desde 1986, senti naquele momento uma oportunidade para relembrar 20 anos de trajetória profissional e pessoal, e ali, naquelas poucas palavras escritas, verificar se eu realmente tinha acumulado e armazenado material suficiente.


Em seguida, alguns meses depois, escrevi outro artigo intitulado “A Gerência do Pensamento”, onde relacionei conceitos de PNL e Coaching à Gestão de Projetos. Meu terceiro artigo, “Gerenciamento de Mudanças em Projetos de Vida”, apresentei um comparativo entre teorias de Gerenciamento e Administração, com situações de vida prática onde projetos se fizeram necessários, finalizando esta trilogia articulista com minha monografia de final de curso, "O MODELO DIVAS® - uma metodologia para auto-gestão de projetos pessoais".

DIVAS® é um acrônimo onde cada uma de suas letras, refere-se a uma das suas 5 fases lineares de desenvolvimento e composta, no total, por 25 processos. Serve para auxiliar pessoas em geral, no estabelecimento, gerenciamento e obtenção de resultados para seus projetos pessoais. É uma metodologia de suporte técnico para que qualquer pessoa, consiga, seguindo orientação, Definir, Implantar, Verificar, Agir e Satisfazer seus desejos, fazendo assim, com que cada uma, se auto-gerencie tornando-se sua própria “gerente de projetos”.


A metodologia ensina a pessoa a estabelecer de forma eficaz seu objetivo e suas metas de curto, médio e longo prazos, elaborar os planos de escopo, tempo e custo, viabilizar recursos, controlar qualidade, riscos e possíveis mudanças, focando projetos pessoais, tais como, uma mudança de carreira, de emprego, a aquisição da casa própria, uma viagem, um sonho de... e, tantos outros projetos, permitindo assim, atingir com êxito os resultados esperados e, principalmente, possibilitando a cada um, independente da situação, ser seu próprio "Gerente de Projetos".

Coaching é um processo metodológico que utiliza técnicas e ferramentas específicas para atingir aumento de performance humana, mudança ou transformação, gerando resultados positivos. A essência do trabalho de Coaching está no desenvolvimento de competências com vistas a alcançar o desejado, resultando na evolução em diversas áreas da vida (profissional, emocional, saúde, relacionamentos, finanças, etc.), trazendo também realização, satisfação, qualidade de vida e felicidade. As pessoas já possuem todos recursos de que precisam; a questão é saber como acessa-los. O Coach ajuda o seu "Coachee" a ter acesso a cada um desses recursos, e no momento adequado.

DEPOIMENTO:
"Tenho usado os serviços de coaching do Abraão. Suas perguntas poderosas estão me ajudando a redirecionar minha carreira e mudar minha atitude com relação a vida. Abraão Dahis é competente, confiável, sincero, educado, atencioso. Recomendo.” Dilma Balbi, Gerente de Projetos - Petrobrás SA

Para que serve?

A palavra “Coach” tem origens no inglês medieval, e tanto pode significar carruagem ou trem, quanto treinador, instrutor e preceptor. Traz associados os significados de levar, transportar ou conduzir. O Coaching, portanto, é o processo de aprendizado conduzido pelo Coach que tem o propósito de facilitar e apoiar as pessoas em sua trajetória para a conquista de seus objetivos e metas.

• Conquista de Objetivos e Metas pessoais e profissionais;
• Identificação e clareza do seu projeto de vida, missão, Valores e motivação pessoal;
• Desenvolvimento de novas competências;
• Auto-conhecimento e desenvolvimento de auto-confiança;
• Desenvolvimento de criatividade e espontaneidade;
• Prever e superar obstáculos;
• Para obter mais energia e um desempenho mais alto em tudo o que faz.
Maior produtividade, excelência e criatividade.
Melhora sua Qualidade de Vida.
• Sua vida se torna mais equilibrada.
• Melhora as relações, solucionando conflitos.
• Torna-se um líder modelo para os outros.
• Evolução e transformação pessoal.

Para quem é indicado?

Para todos que necessitam de apoio para estabelecer suas metas e conquistar seus resultados com sucesso e eficiência.

Alguns tipos de processos de Coaching:

Coaching de Carreira:

Para apoiar profissionais que estejam em situação de mudança, crescimento, recolocação, insatisfação, programação, e ainda, queiram planejar metas e montar planos de ação para alcançá-las.

Life Coaching:

Envolve discussão sobre o trabalho e a vida profissional, mas atua sobre estabelecimento de metas de vida, na análise de valores pessoais, de crenças, de satisfação atual e desejada nos mais diversos aspectos da vida pessoal.

- Para pessoas que buscam uma vida mais equilibrada (físico, profissional, emocional, famíliar, cultural,social, e paz de espírito). Ter clareza do seu projeto de vida, missão, valores.
- Pessoas que querem melhorar um relacionamento. (seja de casal, sócio, familiar, ou equipe).
- Momentos ou fase de mudanças: separação, mudança de casa, cidade, etc

Coaching de Equipe:

Desenvolve equipes de alto desempenho e garante a continuidade de bons resultados e alto retorno do investimento.

- Para equipes que querem atingir metas audaciosas e promover um alto desempenho.
- Para melhorar o relacionamento e união dos participantes, desenvolvendo uma comunicação mais assertiva.

Coaching de Qualidade de Vida:

- Para melhorar a disposição, energia e saúde.
- Para as pessoas que busca equilíbrio, qualidade de vida e vitalidade.
- Para quem busca emagrecimento e uma mudança de hábitos alimentares.

Coaching centrado em valores:

O processo de Coaching Centrado em Valores, com abordagem Integral, permite que uma pessoa (o Couchee), apoiada por outra (o Coach), seja conduzida por um conjunto de experiências de desenvolvimento e transformação pessoal que inclui o estabelecimento do estado atual do Couchee; seus próprios valores e critérios; o questionamento dos obstáculos que impedem que seja atingido um determinado estado desejado; a discussão de temas específicos; a exploração de alternativas; e o cumprimento de tarefas, com o propósito de se estabelecer e alcançar objetivos estimulantes e metas desafiadoras.

O que posso ganhar contratando um Personal Coach?

- Habilidades de comunicação verbal e não verbal;
- Planejamento de carreira;
- Assertividade;
- Confiança;
- Segurança;
- Organização e planejamento pessoal;
- Habilidades para negociação;
- Atualização de crenças;
- Alinhamento de ações com valores pessoais;
- Flexibilidade de condutas;
- Foco nas soluções;
- Estratégias para lidar de forma saudável com ansiedade, pressão, tempo, dinheiro.
- Auto-conhecimento e auto-confiança;
- Identificação de Valores e Critérios pessoais;
- Conquista de Objetivos e Metas;
- Desenvolvimento de criatividade e espontaneidade;
- Superação de obstáculos;
- Desenvolvimento de novas competências;
- Solução de conflitos de prioridades; e
- Evolução e transformação pessoal.

Posso ficar dependente do Personal Coach?

Não. Todo o processo visa que o cliente execute as mudanças e saiba como fazê-las por si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário