quarta-feira, 6 de maio de 2009

Metas: Para onde você está indo?

"Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve", já dizia o Gato para Alice lá no País das Maravilhas...

Você sabe para onde está indo? O rumo que você está dando para a sua vida é o que realmente deseja? O que você faz está de acordo com as suas prioridades? Se a resposta é não, é possível que sua vida esteja vazia e sem sentido.

Um dos grandes males do nosso tempo é a depressão, transtorno que pode ser definido como uma falta de paixão pela vida, uma falta de sentido que tem sua origem na não realização de desejos. Para ter paixão, é preciso estar envolvido em algo que seja importante para você. Não menos comuns, a angústia e a ansiedade também são resultado de uma desconexão consigo mesmo. Por que isso acontece?

Desde muito cedo, somos ensinados a ser obedientes e disciplinados, respeitando ritmos externos e ignorando nossos próprios ritmos. Seguimos assim pela vida e, quando nos damos conta, não sabemos mais o que realmente queremos. A conseqüência disso é uma vida cheia de automatismos e sem criatividade. Pense nas pessoas que você conhece. Quantas vezes você já ouviu algumas delas se queixando de estarem angustiadas, insatisfeitas, se sentindo incapazes de mudar? A sensação comumente descrita por elas é de impotência, de estarem sendo levadas pela vida ao invés de levá-la.

Agora, pense na sua vida. Existem divergências entre o que você está fazendo agora e o que é realmente importante para você? Se existem, talvez você perceba que a sua vida, até este momento, não está caminhando como você gostaria. Porém, é preciso que você saiba que há tempo de mudar tudo, não importa a sua idade nem o que fez até agora. O que importa é o que fará daqui em diante. Sem uma direção definida, acabamos atirando para todos os lados.

E quando se atira sem ter um alvo definido, além de não acertarmos o alvo, podemos atingir alguém inocente em algum lugar...

Aproveite para restringir os riscos que corre! Assuma sua responsabilidade na condução de sua vida. Seus pensamentos levam às suas ações. Mude-os e você mudará. Quer ajuda?

2 comentários:

  1. Bom dia Adahis. Achei muito legal esse post. Fiz uma referência do seu artigo em meu blog. http://www.tecnopeg.blogspot.com , teria algum problema? Sucesso para você. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Caro Victor, obrigado pelo elogio. Claro que não me importo com o aproveitamento do artigo, muito pelo contrário. Quanto mais divulgarmos a idéia da auto-gestão de mudanças, mais pessoas se beneficiarão. Sucesso para você também. Abs

    ResponderExcluir