segunda-feira, 11 de maio de 2009

Cenários In-explicáveis


Você combinou de jantar com a esposa no restaurante para comemorar as bodas, está no meio de um tratamento dentário, tem projetos a serem iniciados, planos para a semana que vem, precisa autenticar um documento em cartório, colocar gasolina no carro e, de repente, sem mais nem menos, no meio da tarde, você morre!


E os e-mails que você ainda não verificou, aquele livro que você estava adorando e que ficou sem terminar, o telefonema que você prometeu dar à tardinha para um cliente, a viagem que você iria fazer no final do ano e que estava já totalmente paga e agendada, aquele curso que você estava fazendo com tanto sacrifício, em 3 noites durante a semana. Não sei de onde tiraram esta idéia: “morrer”.

Você passou mais de 10 anos da sua vida dentro de um colégio, estudando biologia e quimica que não serviram em nada até hoje, na sua vida matemática e financeira, mas você se manteve lá, estudou, fez as provas, passou, foi adiante. Praticou muita educação física, jogou futebol ou fez ballet, perdeu o fôlego várias vezes, respiração ofegante sempre, mas você não desistiu.

Passou madrugadas sem dormir a estudar para o vestibular, mesmo sem saber ao certo o que gostaria de fazer da sua vida, cheio de dúvidas mas era hora de decidir, e mais uma vez foi adiante.

De uma hora pra outra, tudo isso termina numa colisão em uma avenida vazia no meio da madrugada ou em artéria entupida que irrigava seu coração, num disparo feito por um delinquente imbecil que apenas gostou e queria o seu relógio ou celular.

Obriga você a ir embora na melhor hora da festa, sem se despedir de ninguém, sem ter dançado com a garota mais linda que você já viu, sem ter tido tempo de ouvir outra vez aquela sua música preferida, sem dar um beijo nos seus filhos, sem deixar tudo organizado.

Várias contas atrasadas ainda por negociar e pagar. O Banco só iria fechar as 16:00h! Daria tempo. Em casa, suas camisas ainda ficaram a serem penduradas nos cabides, sua toalha está úmida no varal. Os outros vão ser obrigados a arrumar suas tralhas, a mexer nas suas gavetas, a apagar as pistas que você deixou hoje cedo, ontem, antes de ontem, dias, meses, anos atrás. Que trabalheira eles vão ter não?

Que insegurança! Que instabilidade! Que insensatez! Você sai sem tomar café e talvez não almoce, caminha por uma rua e talvez não chegue na próxima esquina, começa a falar e talvez não conclua o que pretende dizer. Começa a preencher o cheque e pode não ter tempo de assinar. O tempo...

Você vai ao médico regularmente, faz check-ups anuais, não tem vícios, “saúde de aço” e morre num sábado pela manhã. Ou você é daqueles que nunca vai a médicos para nada, fuma dois maços por dia, bebe de tudo, adora a noite, mulheres e uma boa costelinha gorda, cheia de gordura e morre do mesmo jeito.

Tendo mais de cem anos de idade, estando com uma doença terminal, tendo tempo para se preparar e todos se preparare, (se é que alguém consegue), até dá para aceitar. Que “o sono eterno” pode ser talvez, até bem-vindo. Já não há mesmo muito para se fazer, o corpo já não acompanha a mente, e a mente também já vai bem mais devagar, sem falar que não há quase mais nada guardado na memória.

Mas antes de viver tudo que pode, tudo que gostaria, morrer antes de viver até os 120 anos? Morrer inesperadamente? “Acidentalmente”, precocemente, brutalmente... Isso não se faz! Morrer cedo é uma transgressão, desfaz a ordem natural das coisas. E ainda mais se for antes de seus pais. Deixá-los em tão profunda tristeza enquanto você vai para não sei onde, para junto de não sei quem, para fazer o que de tão mais importante?

Como é que é? O que é isso? Por que razão? Que sacanagem? Que interrupção é essa? Isso é para ser levado a sério? Um absurdo? Uma inexplicável situação? Sentido e nexo? Que respostas a tantas perguntas?

  • Resolvi me propor analisar esta situação utilizando o método de planejamento por CENÁRIOS PROSPECTIVOS:

1 - RESPOSTA EM CENÁRIO OTIMISTA
A vida que estamos vivendo não passa de um espaço de tempo entre vidas. Vidas e mortes são etapas necessárias ao desenvolvimento de nossas almas, estas sim, em uma visão macro, possuem objetivos a serem alcançados.

2 - RESPOSTA EM CENÁRIO PESSIMISTA
Tudo é absolutamente imprevisível, sem nexo e sem objetivo. Morrer é um acaso! Viver é um estágio de total independência de todo o resto da natureza. Somos o aqui e o agora. Nada vai restar, tudo é descartável e esquecível. Seremos esquecidos em no máximo três gerações.

3 - RESPOSTA EM CENÁRIO PROVÁVEL
Algo depois da morte é muito mais importante e prioritário que esta vida! Se existe algo/alguém que criou estes mundos microscópicos e macro-cósmicos, que definiu, inventou, planejou, produziu e ainda, mantém esses sistemas extremamente elaborados, em funcionamento e expansão, este algo/alguém tem que ter esta explicação. Vivamos então, acreditando?


Nenhum comentário:

Postar um comentário