quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Medição de Palavras

Interessante observar como o Presidente Michel Temer e várias outras pessoas, principalmente as públicas, trazem dentro da boca uma fita métrica, não uma língua.
- Medem cada palavra!
Será que a máxima que diz mais ou menos que "você foi criado com 2 olhos e 2 ouvidos, mas somente 1 boca", é verdadeira?
Devemos nos privar da liberdade de falar?
Ou devemos nos aprisionar na linguagem para filtrar o que pensamos daquilo que "podemos ou queremos" dizer?
Será melhor para nossas vidas sermos quase mudos para "não falarmos besteiras"?
Ou talvez devêssemos estudar mais e mais para termos "na ponta da língua" as palavras certas para cada um dos momentos certos?
A pausa e tranquilidade ao falar é uma opção para se ter a oportunidade de pensar antes de falar. Devemos primeiro seguir esta sugestão.
Calma..., fale sem ansiedade, sem pressa ou pressão.
Pensar rápido faz parte do processo e deve ser encarado como treinamento.
Existem técnicas que nos permitem acessar nossos filtros mentais antes de expressarmos o que pensamos e podemos fazer isso inconscientes se a prática for intensa.
A PNL Programação Neurolinguística existe a mais de 50 anos. Pesquise e proponha-se a conhecer esta ciência. Você deverá se espantar!
As ferramentas de Coaching, necessárias para você descobrir e gerenciar seu objetivo é metas também pode ajudar, mesmo que o contexto não seja o de "falar somente o necessário".
Falar "somente o necessário" é suficiente? Efetivo não deveria ser livre para transparecer seu personagem (ou para muitos seu próprio ser)?
Finalizando este pequeno intervalo e pausa de tempo, agradeço pela sua paciência em ler estas linhas acima.
Espero que seu tempo de 5 minutos tenha valido à ou a pena. "Válido à pena"????? Que estranho... Mas isso é outro assunto.
Abraços e/ou beijos para quem quer recebe-los, apertos de mãos para os mais introspectivos, somente um "até logo" para os que gostaram e pretendem ler outros e, por fim, adeus para os que acreditam e que acharam estas palavras grandes ou pequenas e insignificantes.
Abraão Dahis

Nenhum comentário:

Postar um comentário