quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sobre o Gerente de Projetos

Participo de um grupo de discussões sobre Gerenciamento de Projetos e me deparei hoje, com uma síntese excelente, feita pelo meu antigo professor de pós na UFRJ, Marcio Hervé, sobre como o profissional em GP deveria ser qualificado para entender-se melhor e também melhor ser entendido. Vamos a ela:

"Prezados;
Finalmente, depois de mais de duzentos comentários, temos uma luz no fim do túnel!
O Mestre Farhad foi, como de hábito, brilhante.
O que precisamos, antes de tudo, é entender o conceito; Gerente de Projetos é profissão? Acho que o Farhad acabou com qualquer dúvida sobre isto. GP não é profissão. Na verdade, gerente também não é profissão, auditor também não é, e consultor menos ainda - embora nada impeça que o sujeito ganhe a vida honestamente exercendo estas FUNÇÕES.
Qual a missão a que se propôs o PMI, quando foi fundado, lá pelos idos de 1969? "Building professionalism in Project Management", ou seja, construindo profissionalismo em gerenciamento de projetos. O resumo da ópera é; a FUNÇÃO de gerente de projetos (que existe desde a construção das pirâmides, e provavelmente antes disto), deve ser exercida por um profissional que tenha competência em uma determinada PROFISSÃO (engenharia, por exemplo) e, ao mesmo tempo, desenvolva os conhecimentos e as habilidades específicas para o cargo. Estes conhecimentos e habilidades específicas podem ser desenvolvidos de forma profissional – conforme a proposta do PMI, e de diversas outras instituições acreditadas no mundo todo – mas isto não transforma Gerenciamento de Projetos em PROFISSÃO (peço desculpas pelo uso de Caps Lock, mas estou apenas tentando enfatizar as duas palavras mais importantes nesta discussão).
É por isto que, quando um jovem estudante me pergunta “o que devo fazer para me tornar um profissional em gerenciamento de projetos?” a minha resposta é; gafanhoto, meu filho, seja competente na sua profissão, trabalhe dentro de alguns projetos, tente desenvolver suas habilidades de comunicação e relacionamento com as pessoas (eu quase diria tente melhorar como ser humano, mas isto fica com muita cara de livro de auto-ajuda e perde credibilidade), e, paralelamente, desenvolva o seu conhecimento específico do assunto. Em alguns anos você estará pronto para exercer a FUNÇÃO. Eu sei que ninguém gosta de ouvir isto, hoje todo mundo quer tudo para ontem, mas é assim que a coisa funciona.
E vamos em frente! Quem fizer o comentário de número 300 ganha de brinde uma aula gratuita de batida de pênaltis com os jogadores da seleção brasileira!"

Valeu Hervé! Abraços e obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário