domingo, 14 de agosto de 2011

Sabendo Criar Objetivos

Para podermos viver a vida que desejamos precisamos saber primeiro, o que exatamente desejamos!

Se ser eficiente significa produzir os resultados desejados, ser eficaz é saber fazer suas escolhas visando eficiência. Lembre-se que qualquer escolha é melhor do que “não se ter escolhas”!

Como disse o “Gato para Alice em O País das Maravilhas”, ...se você não sabe para onde quer ir, então qualquer caminho lhe serve!”


É sabido que as pessoas que obtêm sucesso naquilo que fazem são as que definiram claramente e previamente seus objetivos. Quanto mais preciso definirmos o que queremos, melhor programaremos nossa mente e maior probabilidade teremos de obter aquilo que queremos.

Para isso, existe uma técnica baseada nos ensinamentos da programação neurolinguistica, chamada “Meta ESPERTA”.

É importante lembrar que a qualidade do sucesso em atingir seus objetivos, está EM PRIMEIRO LUGAR. Em chegar onde se deseja de forma equilibrada, com o mínimo de estresse, satisfeito(a) e tendo curtido cada etapa do processo e ainda, acima de tudo, ter a flexibilidade para implementar escolhas após avaliações intermediárias e finais do processo.

Meta ESPERTA: Acrônimo desenvolvido para ajudar-lhe a lembrar-se dos itens fundamentais a serem analisados quando formular sua meta.

Específica: Você precisa especificar exatamente o que quer e abusar de imagens mentais, sons e sensações, ou seja, utilize todos os seus padrões sensitivos. Agindo assim você será capaz de ativar padrões neurológicos que lhe garantirão entusiasmo e autoconfiança. A sua meta precisa ser iniciada por você e depender de você.

Sistêmica: Você deve considerar o efeito que a realização da sua meta terá em nível sistêmico,isto é, como vai combinar com as suas outras metas, como vai afetar outras áreas de sua vida, a sua família, o seu ambiente de trabalho etc.

Positiva: A sua meta precisa ser elaborada em termos positivos, em direção explícita ao que se quer, evitando os negativos implícitos como "parar de", "evitar", "ser menos", etc. que tornam a meta negativa.
Pergunte-se: A minha meta gera imagens daquilo que eu quero ao invés daquilo que não quero?

Evidência: Você precisa ter evidências para saber se conseguiu atingir sua meta, se está no “caminho certo”, e ainda, precisa também ter "feedbacks" apropriados durante o processo para que, se necessário, possa se auto-corrigir. Por exemplo, uma pessoa pode ter como objetivo "ter sucesso". Se não tiver indicações claras disso, pode lutar a vida toda para conseguir e nunca se dar por satisfeito.

Recursos: Você precisa identificar quais recursos internos já têm disponíveis e quais recursos adicionais vai precisar para levá-lo do estado atual para o estado desejado.

Tamanho: A sua meta precisa ser trabalhada com um enfoque de tamanho adequado. Se ela é grande demais precisa ser dividida em áreas a serem trabalhadas separadamente.

Alternativas: A sua meta precisa ter alternativas no plano de ação. Uma opção é limitada; duas cria um dilema e, três, permite a escolha.

Este trabalho foi desenvolvido com apoio da apostila do curso de formação Practitioner em PNL Programação Neurolinguística, de autoria do meu mestre, Prof. Dr. Jairo Mancilha, diretor do INAp Instituto de Neurolinguística Aplicada. www.pnl.med.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário